Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"Elite Squad: The Enemy Within"
Brasileiro, Crime, Acção - (2010)
Realizador: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Milhem Cortaz
Sinopse: Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo.
Critica: Longe de estar tão brilhante como seu antecessor, este “Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro” é uma produção que merece - e deve – ser vista dada a qualidade do seu elenco não obstante a sua história já não “prender” tanto a nossa atenção.
Confesso que gostei muito mais do argumento do primeiro Tropa de Elite. Neste “Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro” a mensagem é (muito) mais política e tal retira um pouco o interesse da história porque esta praticamente se dilui no tremendo emaranhado que é o “circo de feras” que governa e pretende governar o Brasil. Claro que a questão social do país está presente, mas o facto de ser ter colocado de parte uma boa parte da base do problema social que atormenta o Brasil retirou muito do interesse que um argumento altamente político não pode – nunca – ter. Para mais a forma como tudo termina deixa muito a desejar. Não admira, portanto, que não tenha sido feita mais uma sequela da saga.
Já o elenco volta a estar brilhante. Especialmente Wagner Moura que levou a cabo mais uma excelente interpretação. Irandhir Santos não lhe ficou nada atrás e fez, também ele, aquilo que se me apetece apelidar de “papelaço”. André Ramiro e Milhem Cortaz também não estiveram nada mal. Especialmente o André que soube manter a sua personagem. Alias, penso ser raro que um actor ou actriz brasileira trabalhe mal.
A Banda Sonora e os cenários também não são lá grande coisa. `*e o problema de se fazer um filme com uma forte mensagem política. Este “circuito fechado” que José Padilha resolveu “montar” neste seu “Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro” retira muito do potencial que este filme poderia ter. È uma pena que assim seja até porque os cenários estão muito bem filmados.
Em suma, “Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro” tem a minha recomendação embora este esteja longe de ser brilhante.