Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Animação, Aventura (2015) - "The SpongeBob Movie: Sponge Out of Water"
Realizador: Paul Tibbitt
Elenco: Antonio Banderas, Eric Bauza, Tim Conway, Eddie Deezen
Sinopse: Há uma receita de hambúrguer que é a base da alimentação da população de Bikini Bottom, e Plankton, o dono de Chum Bucket, quer roubar a receita a Mr. Krabs, o dono de Krusty Krab, onde se faz a produção desse hambúrguer, de forma exclusiva. Inexplicavelmente, a receita desaparece, o que deixa a comunidade à beira de um ataque de nervos. Assim, SpongeBob, o nosso herói, terá de se juntar a Plankton, numa viagem, para tentarem resgatar a receita, juntamente com a ajuda de Patrick Star e outras personagens. E a verdade é que os nossos amigos não têm a vida facilitada, pois Barba Burguer um perverso pirata também está interessado na popular fórmula?
Critica: Começo pela nota, como habitual, e a este SpongeBob: Esponja Fora de Água do Realizador Paul Tibbitt dou um satisfaz menos. E acreditem que estou a fazer um grande favor porque estamos a falar um filme da mítica personagem de nome SpongeBob.
O filme em sim é fraco. Não traz nada de novo. Ou melhor, quando comparado ao que vamos vendo na série o filme não nos traz nada de novo. Supostamente um filme deveria trazer-nos algo de novo e diferente daquilo que todos podemos ver no canal Nickelodeon. Basicamente é mais do mesmo e até mesmo os momentos de humor são os mesmos ad série.
SpongeBob: Esponja Fora de Água é nos apresentado em duas partes. Uma que a acção decorre essencialmente na animação e outra onde a animação sai de cena e entra o computador onde SpongeBob & Companhia contracenam com Actores e Actrizes de carne e osso. E é precisamente na parte dita computorizada que tudo descamba porque acaba por ser demasiado infantil. Já na parte da animação, onde se compreendia a existência de alguma infantilidade, parece haver uma forma mais “adulta” de nos contar a história, facto este que torna esta a parte mais interessante e cativante do filme. Na minha opinião esta técnica de filmagem falhou claramente dado que lhe retira muito do interesse que este possa ter.
Em termos de argumento, é mais do mesmo. Quem acompanha a série no já aqui referido canal sabe muito bem que os argumentos não fazem nunca grande sentido. Só que como estamos a falar de um filme, o Realizador bem que poderia ter optado por algo diferente para que o seu trabalho não acabe por ser uma simples continuação do que já vem sendo feito na série. Exigia-se mais, muito mais, neste aspecto para uma produção que teve muito Marketing do seu lado.
Concluindo; recomendo o dito filme somente aos fãs do SpongeBob. Quem não se enquadrar nesta categoria que não perca tempo e dinheiro pois não vai gostar do SpongeBob: Esponja Fora de Água.