Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Drama, Guerra (1979) - Die Blechtrommel
Realizador: Volker Schlöndorff
Elenco: Mario Adorf, Angela Winkler, David Bennent, Katharina Thalbach
Sinopse: Adaptação do romance homónimo do Prémio Nobel Gunther Grass. Conta a história da primeira metade do século XX na Alemanha através da odisseia de uma criança precoce que aos três anos decide voluntariamente não crescer, lançando-se pelas escadas, e que com o tambor de que nunca se separa, se torna a testemunha dos sobressaltos da história alemã.
Critica: Espectacular. Uma crítica profunda à Sociedade da Alemã e Ocidental que nos toca profundamente.
Muitos são os enigmas que o filme nos vai colocando e tal exige uma clara atenção da parte de quem o assiste para que se perceba que este filme vai muito para além da política que levou o Mundo à Segunda Grande Guerra.
Uma palavra de apreço para David Bennent que fez aquilo que se chama de “papelaço”. Bennent é Oskar e este pequeno grande Actor consegue que sintamos um carinho especial pela sua causa e Vida.
A mim pouco ou nada me interessa, mas O Tambor recebeu um Óscar em 1980 (EUA) na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, uma Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1979 (França) na categoria de Melhor Filme, um Prémio Bodil em 1980 (Dinamarca) na categoria de melhor Filme Europeu e na Academia Japonesa de Cinema 1982 (Japão) venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Todos eles merecidos na minha opinião.
É um filme que recomendo. Alerto apenas para o facto de ser um filme muito longo, mas muito, muito interessante.