Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Drama, História, Guerra - (2016) "Hacksaw Ridge"
Realizador: Mel Gibson
Elenco: Andrew Garfield, Richard Pyros, Jacob Warner, Milo Gibson
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss recusa-se a pegar numa arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.
Critica: Como fazer um filme de excelência que homenageie um herói Norte-americano? Eis a questão que Clint Eastwood deve fazer a si próprio vezes sem conta até encontrar a resposta numa produção de Mel Gibson intitulada Hacksaw Ridge. Por acaso (só por mero acaso) Hacksaw Ridge está normado para os Óscares, mas é certo e sabido que não vai ganhar absolutamente nada porque a Academia gosta muito mais de premiar o Marketing do que algo que se pode – e deve – intitular de filme de qualidade.
Hacksaw Ridge de Mel Gibson arrasa por completo no argumento. O filme é a história real de um herói de guerra Norte-americano. Podemos dizer que aqui e acolá existirá alguma ficção (o normal), mas 99.9999999% do argumento desta fabulosa obra cinematográfica é o relato fiel de Desmond T. Doss e da sua luta contra os preconceitos que existiam (e ainda existem) nas forças armadas. Dizer que este é argumento de um filme de Guerra é reduzir ao mínimo o seu fabuloso conteúdo. Hacksaw Ridge é muito mais do que um simples filme de Guerra. É uma homenagem perfeita e respeitosa a um herói de carne e osso dos Estados Unidos da América.
Quanto ao elenco, tiro novamente o meu chapéu a Andrew Garfield por ter levado a cabo mais uma interpretação fantástica. Bem sei que o actor não vai ser premiado pela Academia porque esta acha que actor no verdadeiro sentido do termo é aquele que anda aos pulinhos a cantar e a tocar piano, mas que se lixe a Academia pois o trabalho de Garfield nesta fabulosa obra-prima de Mel Gibson é divinal e ficará gravada na História do cinema. Já os restantes actores não encantaram mas também não desencantaram… Fazem o seu papel tal como a Lua faz o sue em trono da Terra.
Os cenários são o ponto mais fraco deste Hacksaw Ridg. Pouco diversificados e com uma tremenda carga de cliché. A única execpção são os cenários dos combates que estão muito bem filmados e trabalhados em termos de efeitos especiais, se bem que já tenha visto melhores. A excelente Banda Sonora é que “disfarça” um pouco a coisa.
Em suma; Hacksaw Ridge de Mel Gibson – para além de ser uma tremenda bofetada na cara de Clint Eastwood e de vir a ser ignorado por Hollywood – é um filme de excelência que tem a minha alta recomendação.