Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aventura, Acção, Drama - (2016) "The Huntsman: Winter's War"
Realizador: Cedric Nicolas-Troyan
Elenco: Chris Hemsworth, Charlize Theron, Jessica Chastain, Emily Blunt
Sinopse: Freya é a irmã boa da toda poderosa Rainha Ravenna. Depois de passar por um trauma, no entanto, ela desperta para os poderes mágicos e se isola. Longe da irmã, ela constrói seu próprio reinado – se torna a Rainha do Gelo –, onde recruta crianças para compor seu exército, sob duas ordens: jurar obediência a ela e que os jovens abdiquem de qualquer forma de amor. Dois dos pequenos mais talentosos para o combate, Erik e Sara, crescem e se apaixonam.
Critica: Muito satisfatório. À primeira vista pode-se dizer que “O Caçador e a Rainha do Gelo” é uma produção interessante com bons protagonistas, mas uma série de pequenos erros fazem do filme algo de muito satisfatório. Para mais falamos de uma produção cinematográfica que necessitou de algum marketing para se afirmar perante o público no geral, facto que - por si só – não é nada bom.
Este é daqueles filmes que até que tem uma boa base de trabalho no que ao argumento diz respeito. Em vez de seguir a triste e enfadonha metodologia da Hollywood de hoje em dia, Cedric Nicolas-Troyan repensou uma história antiga e já muitas vezes explorada no mundo do cinema para daí extrair algo de bom – aplicando-lhe o estilo do “Senhor dos Anéis” - contudo a experiência não lhe correu bem. É verdade que “O Caçador e a Rainha do Gelo” “puxa” pelo nosso interesse mas depois sofre uma espécie de “corte” a meio da sua história e a partir daí tudo se torna previsível e demasiado enfadonho de se acompanhar. Uma pena dado que temos aí matéria-prima para algo bem melhor.
Relativamente ao elenco, destaco pela positiva os trabalhos de Charlize Theron e de Emily Blunt e pela negativa Chris Hemsworth e Jessica Chastain. E tudo isto por uma simples razão: ter-se um bom desempenho numa produção cinematográfica não se esgota em ser-se muito bom em andar à pancada e à espadeirada. É preciso transmitir carisma e sentimento ao espectador e tanto Charlize Theron como Emily Blunt fazem isto na pergeição. Já os outros dois… Tem muito que melhorar se quiserem ser levados a sério no mundo do cinema.
Quanto aos cenários e banda sonora… Uma pobreza franciscana no verdadeiro sentido do termo. É notória a tentativa de Cedric Nicolas-Troyan em fazer algo de semelhante ao “senhor dos Anéis” no que a estes dois aspectos diz respeito, mas o falhanço é muito grande e acaba por retirar muito do interesse que este “O Caçador e a Rainha do Gelo” poderia (e deveria) ter.
Em suma, trata-se de um filme que tem a minha recomendação dado que estamos naquela altura do ano em que cinema de qualidade é coisa que escasseia.