Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este Sporting CP x FC Porto foi dos melhores que vi até à data. Ambas as equipas deram tudo por tudo para ganhar o jogo e durante os 90 e poucos minutos os Atletas deliciaram-nos com pormenores extraordinários. Tivemos bolas na barra, grandes defesas e muita magia com a bola nos pés.
Jogos deste calibre precisam-se e lamenta-se profundamente que os Dirigentes do Futebol transformem tal em batalhas campais como tem feito tristemente o Presidente do Clube Leonino nos últimos tempos, mas isto é tema para outras crónicas.
Quanto ao Futebol Clube do Porto, que é isto que me interessa analisar, penso que perdeu dois pontos por culpa própria. Nunca gostei do tiki taka mesmo quando este era aplicado na perfeição pelo FC Barcelona de Guardiola, pelo que também não aprecio este modelo de jogo no Dragão. Isto de ter muita posse de bola mas andar com ela para os lados e para trás não nos leva a lado algum. O empate foi alcançado através de uma transição rápida e acho que os Azuis e Brancos têm muito mais a ganhar se começarem a aplicar um pouco de mais profundidade ao seu futebol.
Mas atenção, esta profundidade exige que o meio campo Portista consiga fazer a ligação defesa/ataque com e sem Óliver. E foi isto que deu uma parte de avanço aos Viscondes, para além de que os extremos dos Portistas devem ser rápidos e eficazes, coisa que Ricardo Quaresma não foi durante o tempo em que esteve em campo e se calhar por aí vemos a razão pela qual se tem sentado muitas vezes no banco de suplentes.
Duas notas finais:
- Marcano faz lembrar Pedro Emanuel. Corta a bola para onde está virado e passes longos em condições não é com ele. Não comprometeu, mas poderia ter feito melhor;
- Rui Patrício voltou a mostrar que é um “monstro” entre os postes. O Guardião Português “enche por completo” a sua baliza e foi muito por culpa disto que Jackson ficou em branco esta jornada, mas continua a pecar nos lances aéreos. Tal poderia ter sido aproveitado pelo FC Porto, mas o raio do tiki taka que Julen pretende teimosamente implementar não contempla este tipo de lance no seu programa.
E pronto, quanto a Campeonato nada está perdido mas devia ter-se feito mais, muito mais, mas isto ainda está no início e muita água vai correr por debaixo da ponte. Venha o FC Shakhtar Donetsk!