Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Muito se tem escrito e dito sobre a crise da Crimeia. E este muito é sempre tendencioso, nada objectivo e ridiculamente subjectivo. Lá com isto fala-se de tudo menos da verdadeira questão: Porquê raio a Rússia e a União Europeia/USA desejam tanto uma “coisa tão pequena” como a Crimeia?
A resposta é simples. Bem mais simples que o “simplex” de Paulo Portas que parece nunca mais ver a luz do dia- Tudo o que se está passar em torno daquela região do Mar Negro em nada tem a ver com a Ucrânia e o seu Povo e muito menos a preocupação se centra no seu direito de definir o seu futuro. Nada disso. Não senhor.
O que está acontecer é simplesmente um jogo cruel de sobrevivência. A Rússia e a Paz no Mundo falecem se o Ocidente conseguir conquistar para si tão importante zona do Planeta.
E não é nada de complicado perceber o porque de tão negra conclusão. É sabido que há décadas que o Ocidente (entenda-se aqui Europa/ UE) tenta construir um oleoduto/gasoduto que quebre de vez a sua dependência do petróleo e gás Eslavo. E é também sabido que os Norte-americanos querem ter na sua posse o maior n.º possível (senão todos) de poços de petróleo e de gás. Não é por mero acaso que o Reino Unido pretende que a Turquia (e os seus poços de petróleo e gás) ingresse na UE à força toda
Esta tal construção que aqui falei tem sido travada pela Rússia e pelo Irão alegando questões ambientais. E tal tem sucedido porque a Federação Russa é a potência dominante no Mar Negro.
Agora imaginemos que a Crimeia cai nas mãos do Ocidente. Não preciso de dizer qual o resultado de tamanha catástrofe pois não? E Deus nos livre de os Russos serem alguma vez encostados à parede …
Só não percebo como é que os “palermoídes” que estão em Bruxelas e em Washington não conseguem perceber que rastilho estão a acender.