Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"Dunkirk"
Acção, Drama, História - (2017)
Realizador: Christopher Nolan
Elenco: Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial acontece a Batalha de Dunquerque. É nessa cidade da França que as forças britânicas e francesas são encurraladas pelos alemães. Dessa forma entra em acção a Operação Dínamo, que visa evacuar pelo mar mais de 300 mil soldados. O filme é baseado em factos reais.
Critica: Confesso que já vi documentários sobre a temática muito (mesmo muito) melhores do que esta produção do realizador Christopher Nolan. A ideia de Nolan - presumo - terá sido a de criar um filme emocionante que fizesse com que o espectador sentisse uma série interminável de emoções mas, a meu ver, este falhou redondamente tal objectivo. Aliás, em muitos momentos Dunkirk chega a ser altamente previsível e até mesmo aborrecido. A única coisa que se aproveita é a excelente filmagem dos cenários. Salvo erro da minha parte, Dunkirk vai ser um dos nomeados para os óscares. Depois querem que eu leve isto dos óscares a sério.
O argumento de Dunkirk é pobre. Dos mais pobres que vi até à data sobre a temática. Este tenta apelar a todos os sentimentos de quem assiste ao dito filme, mas falha redondamente dado que em muitos momentos existe um vazio lógico impressionante. Para mais isto de ver os soldados aliados a serem atacados por um inimigo invisível tem muito que se lhe diga… Mau demais para ser verdade.
No elenco tenho de confessar que gostei muito do trabalho que Fionn Whitehead levou a cabo. Fionn Whitehead interpretou um papel que não era fácil de todo embora seja um tudo ou nada complicado explicar como é que na época um soldado francês conseguia ser dono de um sotaque inglês quase fluente. Pormenores… Voltando ao elenco, apenas me apraz dizer que a banalidade foi a palavra de ordem no que ao trabalho dos restantes actores diz respeito.
Repetindo o que já aqui disse, os cenários são, sem sombra de qualquer dúvida, o melhor que este Dunkirk tem para nos oferecer. Para além de serem de uma precisão fantástica estão muitíssimo bem filmados. Só é pena que o resto não lhes siga o exemplo.
Concluindo, Dunkirk não tem a minha recomendação. Este é, até à data, dos piores filmes de guerra que vi. Muito marketing… Um mal que aos poucos vai destruindo uma Hollywood que parece ter esgotado as ideias.