Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Desta vez não consegui ver o jogo do Futebol Clube do Porto na Capital dos Azovs, cidade onde a taxa de analfabetismo é muito elevada, e pelos vistos os ares poluídos da cidade ignorante fizeram mal ao Dragão que voltou a empatar. Desta vez a 2 golos depois de ter estado a perder por 2 a 0.
Lá com isto já são quatro os empates (Guimarães, Boavista, Sporting e Shakhtar Donetsk), daí que seja natural que o cerco a Julen Lopetegui comece a apertar e a fazer mossa. Mas isto é tema para outra conversa bem mais a frio e com mais elementos em cima da mesa. Não deixa é de ser engraçado que a equipa Portista tenha empatado a 1 bola com este FC Shakhtar Donetsk na Youth League (Liga dos Campeões dos Sub-19).
Felizmente o empate não foi o pior dos males uma vez que o BATE Borisov derrotou o Bilbao em sua casa (só os tendenciosos do costume é que diziam que o Grupo era fácil). Se somarmos isto ao facto de o FC Shakhtar Donetsk ter agora dois empates verificamos que os Dragões lideram o seu Grupo e tem na sua mão a possibilidade de passar à fase seguinte da prova.
Agora, pelo que vou lendo e ouvindo, o tiki taka que o Basco insiste em aolicar à força no Futebol Clube do Porto voltou a ser fatal. As Grandes Penalidades voltaram a ser um problema em vez de serem uma solução e de nada vale o facto de o Shakhtar Donetsk contar com um fabuloso Guarda-redes. São problemas a mais e isto começa a tomar contornos preocupantes. Até a paciência do adepto mais pacato começa a acabar e não creio que a solução esteja na elevada rotatividade que Julen tem levado a cabo.
Espero sinceramente que a equipa Azul e Branca se encontre de vez e volte a mostrar o fio de jogo que vinha evidenciando nos jogos iniciais. E é bom que isto aconteça o mais rapidamente possível antes que os “Sábios” do Futebol e os malucos do costume comecem a trucidar o Treinador e a fazer esperas ridículas ao autocarro da equipa.
Venha o SC Braga e de preferência com uma vitória Portista!
Eu continuo achar que há uma certa histeria à volta do Lopetegui, até um certo
ponto é normal e eu até gosto (lá está, o tribunal das Antas!!...). Se calhar o Lopetegui também se pôs um bocadinho a jeito.
Quanto ao futebol de posse de bola, eu acho que se for bem explicado até os mais céticos são a favor do mesmo, eu pessoalmente sou apologista, eu acho é que há inconscientemente muita contradição, desinformação e daí muita confusão porque o futebol é mesmo assim toda gente sabe toda gente opina. Detesto ouvir os pseudo treinadores de Bancada (comentadores televisisvos e afins).
Eu sou apologista do futebol de posse porque é "a lógica da Batata" ou
seja, se tenho+ tempo de posse de bola, tenho + possibilidades de atacar, +
possibilidades de rematar à baliza,+ possibilidades de marcar, + possibilidades de gerir o esforço,consequentemente tenho - probabilidade de sofrer ataques remates e consequentemente - golos.
Mas como tudo na vida nem sempre a equipa que mais posse de bola tem, mais ataca e remata mais ganha, daí a beleza do futebol.
Da mesma maneira que a plenitude de um futebol de posse bem conseguido não é fácil,o Barcelona por vezes consegue porque tem um grupo de jogadores de qualidade inquestionável e ao mesmo tempo que se conhecem e jogam juntos desde os infantis (famoso tiki taka, ou taka tuki ou lá o que seja).
Quando vejo o meu Porto por vezes esta época com posse de bola inconsequente, ainda é a tal falta ainda de confiança e às vezes é preferível tocar ao lado do que
arriscar por arriscar e perder a bola.
Até ter uma posse de bola bem conseguida (rápida, progressiva, incisiva como se a
equipa se tratasse de um "organismo unicelular"), para além de
trabalho (sem trabalho nada se consegue) é preciso ter arte e engenho mas também
tempo.
E é isso, é uma corrida contra o tempo, sem dúvida como refere e muito bem no próximo capitulo contra o Braga, vamos ver a resposta.
Até ter uma posse de bola bem conseguida (rápida, progressiva, incisiva como se a
equipa se tratasse de um "organismo unicelular"), para além de
trabalho (sem trabalho nada se consegue) é preciso ter arte e engenho mas também
tempo.
E é isso, é uma corrida contra o tempo, sem dúvida como refere e muito bem no próximo capitulo contra o Braga, vamos ver a resposta.
Também já aqui disse que dou todo o tempo do mundo que o Treinador e Equipa precisarem. Até porque nada está perdido, mas é preciso ver que uma grande franja de adeptos do FC Porto não pensa bem assim. Que o digam Vítor Pereira, Jesualdo Ferreira e Paulo Fonseca.